Muitas perdas de visão podem ser evitadas se a consulta à um Oftalmologista e a realização constante de exames de diagnósticos oftalmológicos estiverem nos hábitos das pessoas.
Os Oftalmologistas são unânimes em afirmar que tais consultas médicas devem ocorrer em todas as etapas da vida. Desde o planejamento da gravidez, a preocupação com a saúde ocular deve ser observada.
Na fase adulta, a consulta deve ocorrer ao menos uma vez por ano, aumentando essa periodicidade para 6 meses para as idades acima de 40 anos ou para hipertensos, diabéticos ou aqueles que já diagnosticaram patologias da visão e dos olhos.
Mesmo que possam significar uma aparente economia, adquirir óculos ou lentes de contato sem a prescrição e o acompanhamento de um Oftalmologista podem acabar custando caro.
A avaliação é da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Refratometria (SOBLEC), alertando que a cada 4 brasileiros que necessitam de óculos ou lentes de contato, dois fazem o uso de maneira inadequada.
Óculos e lentes de contato são encontrados em locais absolutamente reprováveis pela sociedade médica, que passou a atentar mais sobre a questão nos últimos 3 anos, devido ao alto índice de pacientes que passaram a apresentar quadros clínicos deficitários em razão das irregularidades.